TERMO DE FOMENTO TF-351-S-FMIS/2025

DESCRIÇÃO DO OBJETO
Associação Anandamoyi 10.144.573/0001-42
O Bairro Jardim Noroeste, enfrenta desafios significativos que afetam diretamente suas crianças e adolescentes. Inicialmente formado por famílias de presidiários, o bairro Noroeste supera na quantidade de crianças e adolescentes. Com a razão de 28 crianças para cada 100 mulheres, o sexo feminino corresponde a mais de cinco mil dos 13 mil habitantes do bairro. O Noroeste ainda apresenta problemas desde a época de sua fundação, como ruas escuras, falta de pavimentação, ausência de sinalização e opções de lazer. Apresenta ainda problemas relacionados à segurança e violência.
Neste sentido edifica-se como objetivo da parceria a manutenção de um ambiente seguro e positivo para que crianças e adolescentes possam aprender, criar e se expressar. As oficinas proporcionam oportunidades que essas crianças e adolescentes não teriam de outra forma, uma vez, que oferecem oportunidades de desenvolvimento físico, habilidades técnicas, expressão artística e acesso a conhecimentos essenciais.
Serão oferecidas com a contemplação deste recurso, as oficinas de Balé, Línguas e Informática, proporcionando a contratação dos prestadores de serviços e oferecerá aos usuários que vivenciam situações de vulnerabilidades sociais, novas oportunidades de reflexão acerca da realidade social, contribuindo dessa forma para a planejamento de estratégias e na construção de novos projetos de vida.
As metas a serem atingidas com a parceria  caracterizam-se pela Promoção da Autoestima - O ballet e a língua estrangeira incentivam a autoconfiança e a autoexpressão; Desenvolvimento de Habilidades Técnicas - A informática oferece habilidades práticas relevantes para o mundo digital; Ampliação de Horizontes - Aprender inglês e participar de atividades culturais enriquece a visão de mundo bem como desenvolve o lado psicossocial e psicoemocional dos assistidos; Redução das Desigualdades - A parceria visa nivelar oportunidades para crianças e adolescentes vulneráveis.
Não podemos deixar de destacar o impacto social das oficinas ofertadas as crianças e adolescentes que vão desde o Empoderamento - capacitam os jovens a enfrentar desafios e acreditar em seu potencial; Integração Comunitária -Participar das oficinas cria laços sociais e fortalece a comunidade local, até a Preparação para o Futuro já que as habilidades adquiridas nas oficinas contribuem para um futuro mais promissor.
Em resumo, o objeto dessa parceria é transformar vidas. As oficinas não são apenas atividades extracurriculares; são oportunidades para crescimento, aprendizado e esperança em meio aos desafios enfrentados pelas crianças e adolescentes do Jardim Noroeste.
Neste sentido, as despesas e manutenção do SCFV Anandamóyi como despesas com energia elétrica, água, internet, serviços e reparos, serão de essencial importância para o bom andamento dos serviços oferecidos, pois realizaremos o pagamento de serviços de pessoa jurídica e física para manutenção e gastos mensais (Água, Energia Elétrica, Internet, Telefone, Recarga de Gás, serviços e reparos) do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Anandamóyi.

 
Modalidade: Emenda Parlamentar 90,96,98
Nº do Processo Administrativo: 5213/2025-87
Valor Global: R$ 50.000,00
Assinatura: 12-09-2025
Termo/Plano
... Termo assinado Plano assinado
INICIAL
Metas
Meta Detalhamento da Meta Quantidade
Oficina de Ballet\\rObjetivo: Oferecer uma formação contínua em ballet clássico, promovendo não só a técnica, mas também valores como disciplina, trabalho em equipe e autoconfiança.\\rOficina de Línguas\\rObjetivo: Proporcionar uma introdução ao aprendizado de línguas estrangeiras, promovendo a comunicação, a cultura e a autoconfiança dos participantes.\\rOficina de Informática\\rObjetivo: Introduzir conceitos básicos de informática e promover o desenvolvimento de habilidades digitais essenciais para o futuro acadêmico e profissional dos participantes.\\rManutenção: \\rPagamento de despesas e manutenção do SCFV Anandamóyi \\r\\r Oficina de Ballet
Objetivo: Oferecer uma formação contínua em ballet clássico, promovendo não só a técnica, mas também valores como disciplina, trabalho em equipe e autoconfiança.
Duração: 10 meses (aproximadamente 40 semanas)
Frequência: 1 aula por semana – Período Integral
Faixa Etária: 3-5 anos, 6-9 anos e 9-15 anos
Material Necessário:
  • Barras de ballet
  • Espelhos
  • Piso adequado para dança
  • Sistema de som para música
  • Roupas de ballet (collants, meias-calças, sapatilhas)
Estrutura da Aula (60 minutos):
  1. Aquecimento (10 minutos):
    • Exercícios de alongamento e aquecimento dos músculos principais.
  2. Exercícios na Barra (20 minutos):
    • Plies, tendus, jetés, e progressões para battements e fondus, adaptados à idade e nível técnico.
  3. Centro (15 minutos):
    • Trabalho de adágio, piruetas e pequenos saltos, focando na postura e alinhamento.
  4. Trabalho de Repertório (10 minutos):
    • Aprendizado de sequências de dança de ballets clássicos e contemporâneos.
  5. Relaxamento e Reverência (5 minutos):
    • Exercícios de respiração e relaxamento muscular.
    • Reverência final para desenvolver a etiqueta do ballet.
Atividades Mensais:
  • Apresentação de Vídeos (1 vez por mês):
    • Exibição de trechos de apresentações profissionais para inspiração e educação cultural.
  • Workshop de Artesanato (1 vez por mês):
    • Criação de acessórios de cena, como tiaras e pequenos adereços.
Eventos Especiais:
  • Dia dos Pais/Mães (2 vezes durante os 10 meses):
    • Aulas abertas para que os familiares possam assistir e participar.
  • Mostra de Final de Curso (no último mês):
    • Preparação e apresentação de uma coreografia especial para a comunidade.
Considerações:
  • As aulas serão adaptadas para serem inclusivas e atender às necessidades individuais.
  • Encorajar a participação ativa e o respeito mútuo entre os alunos.
  • Monitorar o progresso e celebrar as conquistas, por menores que sejam.

Planejamento de Oficina de Línguas
Objetivo: Proporcionar uma introdução ao aprendizado de línguas estrangeiras, promovendo a comunicação, a cultura e a autoconfiança dos participantes.
Duração: 10 meses (aproximadamente 40 semanas)
Frequência: 1 aula por semana
Faixa Etária: 6 a 15 anos
Línguas Alvo: Inglês, Espanhol ou outra língua relevante para a comunidade
Material Necessário:
  • Livros didáticos ou materiais online
  • Quadro branco ou flipchart
  • Lápis, canetas e papel
  • Recursos audiovisuais (vídeos, músicas, etc.)
Estrutura da Aula (60 minutos):
  1. Introdução à Língua (10 minutos):
    • Saudações básicas, números e vocabulário essencial.
    • Apresentação de curiosidades culturais relacionadas à língua.
  2. Atividades de Compreensão Oral (20 minutos):
    • Escutar diálogos, músicas ou histórias na língua-alvo.
    • Discussão sobre o conteúdo e vocabulário.
  3. Prática de Conversação (15 minutos):
    • Pares ou grupos pequenos para praticar diálogos simples.
    • Temas como família, escola, hobbies, etc.
  4. Atividades Lúdicas (10 minutos):
    • Jogos de palavras, quebra-cabeças, charadas.
    • Aprendizado divertido e interativo.
  5. Encerramento e Reflexão (5 minutos):
    • Recapitulação do que foi aprendido.
    • Incentivo à prática em casa.
Atividades Mensais:
  • Dia Cultural (1 vez por mês):
    • Foco em um país ou cultura que fale a língua-alvo.
    • Comida típica, danças, trajes, etc.
  • Troca de Cartas (1 vez por mês):
    • Correspondência com alunos de outras escolas ou regiões.
Eventos Especiais:
  • Apresentação Final (no último mês):
    • Pequena apresentação para os pais e comunidade, demonstrando o que os alunos aprenderam.
Considerações:
  • Adaptar as atividades conforme o nível de proficiência dos alunos.
  • Valorizar o esforço e a dedicação de cada participante.
  • Criar um ambiente acolhedor e motivador.

Planejamento de Oficina de Informática
Objetivo: Introduzir conceitos básicos de informática e promover o desenvolvimento de habilidades digitais essenciais para o futuro acadêmico e profissional dos participantes.
Duração: 10 meses (aproximadamente 40 semanas)
Frequência: 1 aula por semana – Período Integral
Faixa Etária: 6 a 15 anos
Material Necessário:
  • Computadores ou tablets
  • Software educativo
  • Acesso à internet
  • Material de escritório básico (papel, canetas, etc.)
Estrutura da Aula (60 minutos):
  1. Introdução ao Computador (10 minutos):
    • Noções básicas de hardware e software.
    • Práticas de segurança digital.
  2. Prática com Processadores de Texto (15 minutos):
    • Criação e formatação de documentos simples.
    • Exercícios de digitação para desenvolver habilidades no teclado.
  3. Navegação na Internet (15 minutos):
    • Pesquisa online e avaliação crítica de informações.
    • Uso responsável das redes sociais.
  4. Atividades Lúdicas de Programação (15 minutos):
    • Introdução à lógica de programação com jogos e plataformas interativas.
  5. Discussão e Reflexão (5 minutos):
    • Compartilhar aprendizados do dia.
    • Encorajar a prática em casa e a exploração segura da tecnologia.
Atividades Mensais:
  • Projeto de Pesquisa (1 vez por mês):
    • Escolha de um tema e desenvolvimento de um pequeno projeto de pesquisa.
  • Dia de Apresentações (1 vez por mês):
    • Apresentação dos projetos de pesquisa para a turma.
Eventos Especiais:
  • Feira de Ciências e Tecnologia (no 9º mês):
    • Preparação e apresentação de um projeto de informática mais elaborado.
  • Cerimônia de Encerramento (no último mês):
    • Apresentação dos trabalhos desenvolvidos durante o curso para os pais e comunidade.
Considerações:
  • As aulas serão adaptadas para atender às diferentes faixas etárias e níveis de conhecimento.
  • Promover um ambiente de aprendizado inclusivo e motivador.
  • Incentivar a criatividade e a resolução de problemas.

Manutenção: Objetivos
Pagamento de despesas e manutenção do SCFV Anandamóyi - Verificar a qualidade e segurança do espaço onde as oficinas são realizadas. Este recurso será utilizado para a manutenção do espaço, reparos e serviços como: manutenção de ventiladores, ar condicionado, reparos de marcenaria, manutenção de equipamentos de segurança, elétrica,  hidráulica e predial.
promover a convivência, o fortalecimento de vínculos e a ressignificação de experiências, contribuindo para o bem-estar das pessoas e a proteção de suas famílias e comunidades em um ambiente acolhedor e salubre.
            
 
70
Repasses
Repasse Data Valor Limite Gestor Monitoramento e Avaliação
1 23-09-2025 R$ 5.000,00 10-10-2026
    R$ 5.000,00      
Lançamentos do Repasse 1
Nenhum registro encontrado.
Arquivos
Nenhum registro encontrado.