Chamamento Nº 2259
FUNDACAO MUNICIPAL DE CULTURA - FUNDAC
TERMO DE FOMENTO / Inexigibilidade
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Data/Hora de envio/entrega das propostas: Até 15/10/2025 23:59
Data/Hora de avaliação/abertura das propostas: 15/11/2025 23:59
OSC Beneficiária: LIGA DAS ENTIDADES CARNAVALESCAS DE CAMPO GRANDE ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
Previsto p/ Investimento: R$ 490.000,00
Previsto p/ Custeio: R$ 0,00
Total: R$ 490.000,00
Proposta(s) Aprovada(s)
Entidade/Valor Publicação Aprovação Termo de Fomento Plano de Trabalho
LIGA DAS ENTIDADES CARNAVALESCAS DE CAMPO GRANDE ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
R$ 490.000,00
21-10-2025 21-10-2025 ... ...
Objeto
O SONHO NÃO PODE ACABAR – CARNAVAL 2026
Contrapartida
Não há.
 
Público Alvo/Beneficiários
Além de atender aos moradores da Capital, o Carnaval de Campo Grande também recebe um expressivo número de visitantes de municípios vizinhos, consolidando-se como um evento regional de grande alcance. Nos dois dias de desfiles, a média de público gira entre 15 e 20 mil pessoas, abrangendo todas as faixas etárias e demonstrando o caráter democrático e inclusivo da festa.
Destacamos, ainda, o aspecto da segurança, fator essencial que garante tranquilidade aos participantes e espectadores. A presença de um público numeroso, aliado à manutenção de um ambiente seguro, justifica a relevância do apoio público, uma vez que assegura não apenas a continuidade da tradição cultural, mas também a efetividade do investimento em benefício direto da população e da comunidade regional.
Justificativa da Proposição
Nós, enquanto Organização da Sociedade Civil, entendemos que o Carnaval é a manifestação cultural que mais identifica o povo brasileiro e, em Campo Grande, essa tradição é vivenciada intensamente tanto por foliões quanto por espectadores. Desde a década de 1960, os Desfiles das Escolas de Samba acontecem em diferentes locais da cidade, como a Rua 14 de Julho, a Avenida Afonso Pena, a Via Morena e, atualmente, a Avenida Alfredo Scaff, no Bairro Santo Amaro, próximo à Praça do Papa. Essa trajetória comprova a relevância social e cultural do evento, que nossa entidade, em conjunto com as Escolas de Samba e suas comunidades, ajuda a manter viva.
Nossa atuação está voltada para apoiar esse processo contínuo de trabalho, que se estende durante todo o ano, iniciando com a escolha e o lançamento dos enredos, passando pelos ensaios em quadras e barracões e culminando nos desfiles, verdadeiros espetáculos de teatro a céu aberto. Ao propor este projeto, buscamos fortalecer uma realidade que já mobiliza a população local e atrai visitantes de municípios vizinhos, promovendo benefícios sociais, culturais e de integração comunitária.
Destacamos que os constantes aprimoramentos dos desfiles — evidenciados na qualidade das alegorias, carros alegóricos e fantasias — ampliam a participação do público e atraem novos espectadores, garantindo a renovação e o crescimento da festa. Contudo, essa expansão gera maior demanda de infraestrutura material e de pessoal, realidade que reforça a necessidade da parceria com o poder público para a execução plena do projeto.
Do ponto de vista socioeconômico, nossa proposta contribui diretamente para o fortalecimento do setor de serviços de Campo Grande, beneficiando hotéis, bares, restaurantes, confecções, alimentação, locação de equipamentos, comunicação visual, entre outros. Assim, além de valorizar e difundir a cultura carnavalesca e o samba, a realização dos desfiles promove geração de renda e movimenta a economia local durante o período festivo.
A localização geográfica escolhida, a Avenida Alfredo Scaff (Bairro Santo Amaro, próximo à Praça do Papa), permite melhor acessibilidade do público e consolida a Passarela do Samba como espaço de celebração cultural da Capital Morena.
Reafirmamos que possuímos capacidade técnica e operacional compatível com o objeto desta proposta, visto que já atuamos diretamente na organização dos desfiles, articulando comunidades e escolas de samba e garantindo a execução das etapas necessárias para que o Carnaval de Campo Grande continue crescendo e se fortalecendo como patrimônio cultural de nossa cidade.
Resultados/Produtos Esperados e Impactos Previstos
Dimensão Social Garante um dos direitos fundamentais da população, acesso ao lazer e a cultura. Favorecendo esta iniciativa por meio das Escolas de Samba à suas comunidades. Troca de experiências com agentes culturais de outros centros (Carnavalescos, Aderecistas, Figurinistas e Mestres de Bateria) Dimensão Econômica Fortalecimento da cadeia produtiva do Carnaval e o Fomento do turismo local. Fortalecimentos dos setores de serviços e comercialização de bebidas e alimentação, a Reutilização de materiais recicláveis. Dimensão simbólica 1 – Promove a excelência e a qualidade da produção do Desfile das Escolas de Samba 2 – Promove a difusão cultural 3 – Contribui para a pesquisa e reflexão cultural 4 – Promove a expressão da diversidade cultural brasileira 5 – Promove o resgate da cultura regional e nacional

 
Forma de Execução
PLANO DE APLICAÇÃO DO RECURSO Descrição das Despesas Quantidade Valor Unitário em R$ Valor Total da Despesa em R$ Material de Consumo - - - Outros Serviços de Terceiros Pessoa Jurídica Confecção de 250 fantasias e 02 carros alegóricos para o GRES Unidos da Vila Carvalho 01 77.480,00 77.480,00 Confecção de 250 fantasias e 02 carros alegóricos para o GRES Deixa Falar 01 77.480,00 77.480,00 Confecção de 250 fantasias e 02 carros alegóricos para o GRES Os Catedráticos do Samba 01 77.480,00 77.480,00 Confecção de 230 fantasias e 02 carros alegóricos para o GRES Igrejinha 01 62.438,00 62.438,00 Confecção de 200 fantasias e 01 carro alegórico e 01 tripé para o GRES Cinderela Tradição 01 56.762,00 56.762,00 Confecção de 170 fantasias e 01 carro alegórico para o GRES Unidos do Cruzeiro 01 47.680,00 47.680,00 Confecção de 60 fantasias e 01 carro alegórico tripé para o ARESM Herdeiros do Samba 01 18.400,00 18.400,00 Contratação de serviços organizacionais para Lienca - Decoração e manutenção dos camarotes e Torres de Jurados, incluso todo o material necessário. Confecção de 500 camisetas manga curta, sublimação, gola redonda. Confecção de 50 blusões/camisas manga curta, sublimação, gola 01 72.280,00 72.280,00 padre. Cobertura fotográfica, edição e edição de imagens e vídeos para os festejos carnavalescos. Documentação para Corpo de Bombeiros, alvarás de liberação das estruturas desfiles. Outros Serviços de Terceiros Pessoa Física - - - Material Permanente - - - Obras e Instalações - - - Total Geral 490.000,00
Critérios de Avaliação e de Cumprimentos das Metas
Meios de Medição e Análise das Metas
Meta 1 – Confecção de Fantasias
  • Indicador: 250 fantasias entregues por escola, totalizando aproximadamente 1.460 fantasias.
  • Meio de medição: verificação da entrega mediante notas fiscais, relatórios das escolas, fotos das fantasias prontas e uso nos desfiles.
  • Critério de análise: comparação entre o número de fantasias previstas no plano de aplicação financeira e o número efetivamente confeccionado e utilizado nos desfiles.
Meta 2 – Confecção de Carros Alegóricos
  • Indicador: 1 a 2 carros alegóricos por escola, totalizando 10 carros alegóricos e 2 tripés.
  • Meio de medição: inspeção visual, registros fotográficos, notas fiscais e relatórios técnicos das escolas.
  • Critério de análise: comprovação do uso dos carros alegóricos na avenida, de acordo com o cronograma do evento.
Meta 3 – Serviços Organizacionais da LIENCA
  • Indicador: execução integral do serviço, incluindo: 500 camisetas, 50 blusões, decoração e manutenção de camarotes e torres de jurados, registros fotográficos e audiovisuais, e alvarás emitidos.
  • Meio de medição: coleta de comprovantes (notas fiscais, contratos, certificados de liberação), checagem da entrega dos materiais e disponibilização das mídias de registro.
  • Critério de análise: confirmação de que todos os itens foram entregues e utilizados dentro do prazo do projeto.

Critérios Gerais de Monitoramento
  1. Quantitativo:
    • Fantasias: mínimo de 1.460 entregues.
    • Carros alegóricos: mínimo de 10 entregues.
    • Camisetas: 500 unidades; blusões: 50 unidades.
  2. Temporalidade: todas as entregas devem ocorrer até 20/02/2026, respeitando o cronograma de execução.
  3. Comprovação documental: relatórios da OSC, notas fiscais, registros fotográficos e audiovisuais, clipping de imprensa e alvarás emitidos.
  4. Fiscalização externa: acompanhamento pela equipe da Administração Pública, conforme previsto na Lei nº 13.019/2014, com acesso a todas as etapas do projeto.
Definição dos Parâmetros para Aferição
  • Relatórios de prestação de contas: Documentos para verificar a aplicação dos recursos.
  • Fotos e vídeos: Cobertura fotográfica e edição de vídeos para documentar os festejos carnavalescos.
  • Clipping de matérias jornalísticas: Compilação de notícias sobre o projeto publicadas durante e após a realização dos eventos.
  • Acompanhamento da equipe de fiscalização: Uma equipe designada pelo parceiro público terá acesso livre a todos os espaços de realização do projeto para monitorar o cumprimento das metas.